terça-feira, setembro 27, 2011

Yolanda Domínguez: Pose de modelo Carão Vogue & Vida Real

Quem nunca olhou uma foto de editorial e viu aquela super modelo, fazendo aquele super carão? Mas no dia-a-dia nem é assim. E ninguém sai #NaLoka fazendo poses de Vogue. Uma fotografa da Espanha  Yolanda Domínguez, resolveu discutir o caso através de imagens. Em sua série de fotos intitulada "Poses", ela critica as imagens destorcidas que difundem da figura feminina.
O melhor é a cara das pessoas ao redor, presta atenção!

No seu blog Yolanda leva a história a diante:
"Somos lo que consumimos y es bueno detenerse a pensar qué estamos consumiendo. ¿Cómo es la imagen de los hombres en los medios?: normalmente salen en situaciones de éxito, riqueza, poder. ¿Cómo es la imagen de las mujeres?: tiradas, con la boca y piernas abiertas, con cara de muertas, dobladas, desnudas, disponibles (en realidad no ha cambiado mucho la imagen desde los primeros cuadros que pintaban los hombres sobre las mujeres y que eran modelos a seguir igual que son hoy las revistas: las venus desparramadas, los harenes de mujeres hacinadas, las santas o mártires…)"

A Yolanda já usou a questão da representação das mulheres na mídia em outros trabalhos. Em um deles ela criou um blog para a personagem Katia Salinas de 65 anos, que relatava nas postagens como havia conseguido, seguindo os conselhos das revistas, aparentar 20.  Levava ao extremo os conceitos de beleza e juventude veiculado e amplificado por inúmeras publicações femininas.
Vídeo que mostra o processo de produção das fotos é melhor ainda! O pessoal na rua dica definitivamente preocupado e desconfiado da saúde mental dessas mulheres.
Ninguém é obrigado a concordar com a ideia do trabalho da Yolanda, mas ele teve uma repercussão incrível na Espanha e abriu as portas para uma importante discussão da imagem de mulher perfeita. O legal disso tudo é quando uma situação posta é revertida em ponto de criação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi isso! E achei bacana. É algo que muita gente nunca parou para pensar.
Certo ou Não, foi um ótimo questionamento hehe

bjos!

Mari Rodrigues disse...

Eu vi isso! E achei bacana. É algo que muita gente nunca parou para pensar.
Certo ou Não, foi um ótimo questionamento hehe

bjos!

ashley disse...

hilarious!