quinta-feira, maio 05, 2011

Polêmica Arezzo - Peles de Animais


Dentro da coleção de inverno da Arezzo existia uma linha chamada Pelemania, que investia em peças feitas com peles verdadeiras de raposa, coelho e couro de cabra, além de peles sintéticas. Mas a ideia não deu certo... Assim que a coleção foi lançada, várias pessoas usaram o Facebook e twitter como canal de protesto. Começou a ser programado inclusive um boicote a loja.
Para contornar a situação a empresa anunciou a retirar das peles verdadeiras da lojas. O presidente da marca, Anderson Birman,declarou para o site Modaspot que "As de raposa não serão comercializadas. Continuaremos com algumas peças de pele de coelho, mas retiramos as que poderiam confundir as clientes. Teve muita gente me mandando mensagens reclamando que não poderá comprar as peças". Mas a pressão continuou, e por fim, a Arezzo resolveu recolher tudo: toda a linha Pelemania saiu de circulação. 
No site tem o seguinte comunicado:

"Em respeito aos consumidores e por acreditar na pluralidade de opiniões, a Arezzo reitera que não comercializará mais em suas lojas qualquer produto com pelo de animais. Para que não pairem dúvidas, a empresa determinou também a suspensão da venda de produtos com pelo sintético, finalizando definitivamente o tema Pelemania nas nossas lojas.
A partir de hoje abrimos um canal direto para que os internautas possam tirar suas dúvidas pela nossa fan page no Facebook ou pelo site oficial. A empresa se sensibiliza com as manifestações e entende que o caráter colaborativo da internet pode ser um instrumento para a co-criação no mundo da moda.
Somos uma empresa dinâmica e constantemente em busca de inovação; lançamos anualmente nove coleções diferentes, com cerca de cinquenta temas em linha com as últimas tendências da moda mundial e de acordo com o desejo de nossos consumidores.
Reforçamos, assim, que nossos clientes continuam dispondo de um portfólio de produtos diversificados, inovadores e de qualidade, como é nossa vocação.
Na nossa fan page já reunimos as principais questões dos internautas que chegaram ao nosso conhecimento nos últimos dias, com as respectivas respostas. O espaço está aberto.
Equipe Arezzo"


imagens Divulgação Arezzo via Modaspot


O caso todo é muito complicado. A Arezzo entrou de cabeça em uma tendência gringa, já que as peles sintética apareceram com vontade nas ruas européias no ultimo inverno. Lógico que nessas ruas também passeavam algumas peles verdadeiras, mas sempre sob comentários contrários de ativistas. A Europa (ou talvez o hemisfério norte) é definitivamente o palco onde essa luta contra pele de animais é travada com maior frequencia. A neve toma as ruas, cobre carros, joga as temperaturas lá no chão. A solução para usufruir o quentinho dos casacos e não incentivar uma indústria de maus tratos, caça e contrabando de animais foi o uso de peles sintéticas. Mas a polêmica continua....
Que eu me lembre o Brasil  ainda não tinha passado por nenhum 'grande' episódio de protestos. Mas era meio tragédia anunciada essa campanha nomeada Pelemania. O país todo cultivando um sentimento de sustentabilidade, respeito à natureza e alguém aparece com peles de coelho na vitrine!!?? Não parecia muito com jeito de dar certo, né! Um ponto que reparei, passada a confusão, foi que aparentemente o mundo da moda nacional não se pronunciou muito (ou quase nada) sobre o caso. 
Foi uma bola fora da equipe da Arezzo, mais causada (eu acredito) por terem se pautado muito na cena gringa e esquecer um pouco para onde vinham os produtos (Esquecer que nem a gente, nem a mãe da gente, nem a avó da gente usava casacos de pelo de castor). 
Eu achava válida a coleção com todas as versões em pele sintética, na realidade eu achava que isso sim, seria mais conectado com as trends globais e a mente das consumidoras. 
Não dá pra ignorar que as peles [sintéticas, ok?!! que afinal são mto semelhantes as 'originais'] são um material rico para criação de uma coleção (do ponto de vista estético e histórico) e o estilista deve ter mais essa possibilidade para viajar em suas composições.
Mas enfim, passado é passado - e isso passou (Oh o efêmero da moda, hehe) as lojas da Arezzo ainda merecem nossos olhares carinhosos nas vitrines. Porque no fim das contas ela se desculpou e ouviu as consumidoras.

Pra mim o acontecido não tira em nada o brilho da campanha publicitária da coleção 2011 com a maravilhosa Gloria Pires! AMO A CAMPANHA DA GLORIA PIRES...linda e inspiradora. (e que graças a Deus não fotografou nada da polêmica linha da coleção)

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