terça-feira, junho 29, 2010

Modelo e Manequim: Manequins tão reais que scaneiam modelos/ Megan Fox / Livro MODA e SOCIABILIDADE.

Para chamar a atenção de fashionistas cada vez mais exigentes as vitrines se desdobram em novidades. Normalmente a paixão à primeira vista ocorre ao passar meio distraida por uma vitrine, que se mega produzida te  puxa pra dentro do mundo dela.
Essa era a técnica por exemplo da criação de ambientes e vitrines nas primeiras lojas de departamento como o Bon Marche, na França e o Mappin Store em São Paulo (em seus tempos de São Paulo dos Barões do Café). Há  sempre a indução de que ao adquirir uma peça do "cenário" parte dele vem para sua vida seja qual for o tema: o glamor, a liberdade, a rebeldia...
E de certa forma vem por que uma consumidora feliz e confiante introjeta a ideia que a vitrine lhe vendeu e além de vestir a roupa normalmente veste a personagem também. (eu ACREDITO!!!)

Particularmente eu adoro produções de vitrine; eu já pensei até em ser vitrinista antes de prestar meu vestibular. Acho que é uma função como pintar um quadro. Escolher a temática, as peças para expor, a pustura dos manequins, a situação que pode ser interpretada, mexer com o imaginário de quem passa.
E tem umas lojas que a gente sempre lembra quando o assunto é produção.

 Li uma notícia outro dia falando de uma fábrica de São Paulo; a Expor Manequins que desenvolveu uma tecnologia para reproduzi nos manequins o corpo e rosto de modelos reais. A ideia seria gerar maior identificação com a consumidora, já que o corpo da mulher brasileira é diferene dos manequins europeus, por exemplo, que são mais retinhos.
manequim de vitrine,manequim de vitrine
Os manequins são feito sob medida.
manequim de vitrine
Projeto E-models: modelos "scaneadas" são recriadas com riqueza de detalhes em manequins de vitrine.
para os lojistas animados o link da empresa tá aqui : http://www.expormanequins.com.br/

E olha a Megan Fox em uma capa da Interview, não sei se esse é da E-model da empresa paulistana, mas a ideia das fotos é legal.
Megan Fox
Megan Fox

Por fim nesse post vitrinistíco deixo de dica o livro 'Moda e Sociabilidade - Mulheres e Consumo na São Paulo dos Anos 1920'  da editora Senac, que está apenas R$ 47,00 na Americanas.com
livro
livro fabuloso que apresenta a vida e as transformações das mulheres de São Paulo, os primeiros desfiles de moda e mais um montão de coisa. (E pra mim que sou paulistana, adoro ficar reconhecendo ruas citadas e imaginando as cenas, delícia de ler!)

E aí qual loja que vocês amam as vitrines?

Nenhum comentário: